O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou nesta quinta-feira (08/06) que vai pedir que as autoridades argentinas tomem providências contra os atos racistas sofridos pelos jogadores do Fluminense, na quarta-feira, em Buenos Aires. O time brasileiro perdeu para o River Plate por 2 a 0 em jogo válido pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América.
Nas redes sociais, o ministro definiu o ocorrido como “mais um episódio inaceitável”. Flávio Dino compartilhou vídeo publicado pelo jornal O Globo mostrando torcedores do River Plate fazendo gestos imitando macacos, na chegada do Fluminense ao estádio Monumental de Núñez.
Antes do jogo, a Conmebol, que organiza a Libertadores, anunciou que em quatro partidas da competição iria desenvolver ações para dar visibilidade ao problema “que afeta a sociedade e o futebol”. Um desses jogos foi justamente entre River Plate e Fluminense.
Esse foi mais um caso de racismo contra jogadores brasileiros. No mês passado o alvo dos racistas no estádio foi o atacante Vinicius Junior, que joga no Real Madrid, da Espanha, durante partida pelo Campeonato Espanhol.
Veja na integra
#Repost @wanderson_dutch
C@nalhas🤬Torcedores do River Plate, na Argentina, fazem atos racistas, imitando macacos, na chegada da torcida do Fluminense à cidade para a partida pela Libertadores. pic.twitter.com/YolDXMNQ9q
— Luciana Thomé 🏳️🌈 feminista antirracista CPX (@luthithome) June 8, 2023