Manaus,23 de novembro de 2024

Deputados discutem sobre ratos na Venezuela

A vinda do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro ao Brasil, nesta semana, tem causado polêmica no país. No Amazonas, teve até discussão na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em sessão plenária, desta quarta-feira (31). Os deputados Sinésio Campos (PT) e Mário César Filho (UB) se divergiram nos discursos.

O presidente estadual do PT no Amazonas, defendeu o diálogo entre as duas nações por meio do encontro de Lula com Maduro. E disse que o momento é de todos estarem juntos para que a paz prevaleça entre as nações de todo o mundo.

A fala não foi bem recebida pelo colega de bancada, deputado Mário César Filho, que vê Maduro como um ditador e acredita que a sua presença no Brasil não é aceita pelos brasileiros.

Ratos

Mário relatou para os demais colegas, quando foi repórter em Boa Vista, havia conversado com venezuelanos que precisaram comer rato para matar a fome. A fala do deputado foi rebatida em tom de ironia pelo decano Sinésio, que, hoje, é o deputado mais longevo na Casa.

“Eu acolho o debate de vossa excelência. Eu estudei zootecnia, sou técnico nessa área. E olha só, se o rato foi vacinado, ele não tem leptospirose. Então, se eles [venezuelanos] estão comendo rato, que não foi vacinado, eles [venezuelanos] estão mortos. Rato que não foi vacinado transmite leptospirose”, rebateu o petista em tom de ironia.

A leptospirose é uma doença infecciosa transmitida aos humanos após contato com o roedor.

Share