Manaus,22 de novembro de 2024

Com saída de Pauderney, Cidade, Joana e até Wilson Lima podem assumir UB

Após a queda de Pauderney Avelino da presidência do União Brasil, o comando da sigla com maior musculatura entre as casas legislativas do Amazonas enfrenta uma vacância. Os nomes para assumir o comando da legenda são vários, mas em leitura simples, Roberto Cidade, Joana Darc, os mais votados nas últimas eleições estaduais, além do próprio governador Wilson Lima despontam como favoritos.

Com seis cadeiras, o UB, atualmente, possui a maior bancada na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam); são eles: Roberto Cidade, Joana Darc, Dr. George Lins, Adjuto Afonso, Mário César e Thiago Abrahim.

O atual governador do Amazonas, Wilson Lima, também é filiado à sigla. No estado, é comum que a direção dos partidos fique com aqueles que possuem mandatos.

Roberto Cidade

Sendo o mais votado do Amazonas no pleito de 2022, Cidade conquistou não apenas mais quatro anos de mandato, como também a permanência por mais um biênio (2023-2024) no comando da presidência da Casa. Antes de se filiar ao UB, era presidente estadual do Partido Verde (PV) – ou seja, já conhece o caminho.

Joana Darc

Entre as mulheres, Joana foi a deputada mais votada do último pleito. No geral, ficou com a segunda posição entre os campeões de votos, atrás apenas de Cidade. Hoje, a parlamentar ocupa posição de 2ª secretária na mesa diretora.

Ela também já foi líder do governo Wilson Lima na Aleam. Joana conquistou mandato na Aleam nas Eleições de 2018, mesmo ano em que deixou o cargo de vereadora em Manaus após sair vitoriosa no pleito de 2016.

Congresso Nacional

O partido também tem representação na Câmara dos Deputados, com os parlamentares Fausto Jr. e Saullo Vianna. A nível nacional, o UB tem 59 deputados federais e 12 senadores.

Share