Manaus,22 de novembro de 2024

Cotas da UEA serão julgadas nesta quarta-feira no STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) volta a avaliar o sistema de cotas da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) nesta quarta-feira (10/05), para definir qual é o percentual de cotas que pode ser considerado legal. No final de abril passado, os ministros decidiram que a reserva de 80% das vagas para estudantes do ensino público do Estado é inconstitucional. Mas não definiu se esse percentual pode ser de 50% ou outro número.

A decisão vai firmar tese, ou seja, vai servir de base para futuras decisões sobre assuntos correlatos. A reunião do STF começa às 14h (hora Brasília).

UEA na mídia nacional

Na edição desta semana da revista Exame, publicação especializada em economia, a UEA ganhou reportagem especial que mostra como funciona o financiamento da instituição: são as empresas da Zona Franca de Manaus (ZFM) que bancam 100% dos recursos, por meio de Lei estadual.

A reportagem define esse modelo de financiamento como um modelo a ser seguido pelo restante do país. A UEA é hoje a maior instituição de ensino superior multicampi do país, com unidades em todos os 62 municípios do Amazonas.

Share