Manaus,6 de novembro de 2024

Governo quer três novas secretarias estratégicas

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), anunciou, na última terça-feira (25/04), a recriação da Secretaria de Desporto e Lazer (Sedel) e a criação da Secretaria de Mineração, Gás e Energia e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano. O anúncio ocorreu durante o evento do lançamento do Edital de Seleção Pública do Bolsa Esporte Estadual 2023 e faz parte de uma mini reforma administrativa anunciada pela gestão estadual há algumas semanas.

A Mensagem Governamental foi encaminhada a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), está tramitando em regime de urgência e deverá ser votado nesta quarta-feira (26).

Nomes confirmados

Dois futuros secretários foram anunciados pelo governador Wilson Lima. O coordenador executivo da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão que gerencia as obras do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), Marcellus Campelo, vai assumir a secretaria de Desenvolvimento Urbano.

O atual diretor-presidente da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), Jorge Elias Oliveira, será o novo titular da secretaria de Esporte.

O nome que irá com comandar a secretaria de Mineração ainda será anunciado.

“Nós estamos recriando a Secretaria de Esportes e a Secretaria de Mineração, Gás e Energia. Nós estamos fazendo isso levando em consideração o quanto a gente evoluiu na questão do gás natural e dos investimentos que nós teremos nos próximos quatro anos, com a construção de três térmicas que serão movidas a gás natural. Temos a questão do potássio lá no município de Autazes. Estamos ampliando a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano e nós estamos aproveitando a estrutura que já tem na Unidade Gestora de Projetos Especiais para ampliar as competências dessa secretaria”, afirmou o governador.

Tabuleiro

As mexidas do governador Wilson Lima são estratégicas.

Marcellus Campelo, que é tido como um “ás” da atual gestão, ganha mais espaço e protagonismo para tocar grandes projetos como o Prosamin+.

O esporte é uma das áreas que também passará a ter protagonismo neste segundo mandato do governador. Jorge Elias Oliveira irá tocar projetos como o Bolsa Esporte Estadual 2023, destinando até R$ 3 mil de patrocínio a atletas e paratletas, e o projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024, que vai apoiar atletas e paratletas do estado com potencial para a competição.

Já a pasta de Mineração pode trazer grandes projetos para o Amazonas e alavancar a economia do estado, já que existe uma promessa do governo federal de desburocratizar e flexibilizar as licenças ambientais que travam a exploração mineral, mesmo que sustentável, no Amazonas.

Share