Manaus,5 de novembro de 2024

Roberto Cidade dá sinais de que não buscará reeleição em 2026

O presidente da ALE-AM, Roberto Cidade (União Brasil), sinalizou, nessa quarta (19/04), que não deve disputar a reeleição para deputado estadual em 2026. A declaração em tom de despedida do parlamento ocorreu em discurso na abertura do 3º Fórum Estadual de Casas Legislativas (Feclam).

O parlamentar fez uma fala que deixou a plateia, no mínimo, curiosa. Ao cumprimentar o seu antecessor na presidência da ALE-AM, o hoje conselheiro do TCE-AM Josué Neto, Cidade disse que ele foi, talvez, seu único presidente. “Cumprimentar o ex deputado estadual, único presidente que eu tive quando cheguei aqui. Provavelmente, vai ser o único também”.

A fala provocou olhares de curiosidade na plateia, sobre quais serão os próximos passos de Cidade. O tom de despedida, dessa forma, ocorre uma semana após a casa reelegê-lo para o terceiro mandato de presidente. E isso com dois anos de antecedência.

Próximos cenários

Como presidente da Casa até fevereiro de 2027, se realmente não disputar a reeleição como deputado, Cidade tem, eleitoralmente, dois outros cenários: 2024, disputa municipal; e 2026, eleições gerais, concorrendo aos cargos de vice-governador, deputado federal ou senador.

Em 2022, Cidade foi o deputado estadual mais votado. Ele obteve 105.510 votos, mais do que quatro dos oito deputados federais do Amazonas eleitos no ano passado.

Share