Durante sessão da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na manhã desta quinta-feira (20/04), a deputada Joana Darc (União Brasil) e o deputado Wilker Barreto (Cidadania) trocaram farpas por causa da capivara Filó, que ganhou a internet e repercussão nacional, junto com seu cuidador.
Na ocasião, Wilker discursou na tribuna fazendo apontamentos sobre a questão da saúde estadual e disse que certamente o fato não chamaria mais atenção que o da capivara, que está em evidência após seu cuidador ser multado pelo Ibama, em Autazes. “Os valores estão invertidos. Eu posso mostrar aqui as fotos que eu recebi de criancinhas nos corredores e isso não terá o mesmo alcance que o assunto da capivara. Que valores são esses? Crianças sem leitos, crianças nos corredores e hoje as redes sociais só se fala da capivara?”, argumentou o parlamentar alfinetando Joana Darc, que tem se posicionado nas redes socias sobre o caso.
Por sua vez, a deputada Joana Darc pediu para ter um momento de fala e contestou a fala de Barreto, afirmando que ela defende a causa das crianças, de professores e muitas outras causas. “Com todo o respeito, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. Eu defendo a educação e eu peço só o respeito a causa que eu represento”, disse Joana.
A parlamentar disse que vai denunciar Wilker Barreto por violência política e que o político é sempre misógino. Na ocasião, o presidente da Mesa Diretora era o deputado João Luiz (Republicanos), que pediu para que os microfones dos dois parlamentares fossem cortados e interrompeu a sessão por alguns segundos. No entanto, as discussões entre os dois voltaram após a pequena pausa.