Uma mega reunião acontece nesta terça-feira (18/04 ) pela manhã, no Palácio do Planalto entre o presidente Lula e diversas autoridades do Legislativo, Judiciário e Executivos estaduais e municipais. Na pauta, o enfrentamento à violência no ambiente escolar, que tem explodido nas últimas semanas e causado tragédias, como as que aconteceram em escolas de São Paulo e Santa Catarina.
De acordo com o Planalto, a reunião é para discutir políticas de prevenção e enfrentamento à violência nas escolas, a partir de estratégias de promoção da paz nas instituições educacionais, de combate aos discursos de ódio e ao extremismo.
Grupo interministerial
Medidas preventivas já foram tomadas pelo governo federal, como a criação de um grupo interministerial, encabeçado pelo Ministério da Educação, em que, numa força-tarefa, será construída uma Política Nacional de Enfrentamento à Violência Escolar. Além disso, o governo também já autorizou, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública a liberação de R$ 150 milhões para reforço nas rondas escolares em todo o país.
Confirmados
Foram convidados para a mega reunião os presidentes da Câmara e Senado, deputado federal Arthur Lira (PP-AL) e senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), respectivamente; a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber; o Procurador-Geral da República, Augusto Aras; governadores dos Estados e do Distrito Federal, e representantes de prefeitos, como a Associação Brasileira de Municípios (ABM), a Confederação Nacional de Municípios (CNM), e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP).Estarão presentes ainda o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin e os ministros da Casa Civil, Rui Costa, da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e da Educação, Camilo Santana, além dos líderes do governo, senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Jaques Wagner (PT-BA), e o deputado José Guimarães (PT-CE).