O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) anunciou, nesta segunda-feira (10/04), que acatou a indicação do vereador Peixoto (sem partido) e vai homenagear o cantor amazonense Zezinho Corrêa, falecido em 2021. O nome do artista será dado ao novo espaço multiuso, que está sendo revitalizado na Praia da Ponta Negra, zona oeste da capital, que anteriormente chamava-se Local Casa de Praia.
A novidade foi comunicada durante a cerimônia de posse do novo diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Osvaldo Cardoso. Na oportunidade, David Almeida falou sobre novidades para os setores de turismo e cultura de Manaus.
“No próximo 1º de maio nós vamos devolver para cidade de Manaus, um dos espaços mais lindos que nós temos. A entrega daquilo que eram as ruínas do antigo “Papagaios” e hoje é o “Local Casa de Praia”. Eu quero fazer uma homenagem, uma justa homenagem a um artista, inclusive foi sugestão do vereador Peixoto. Ainda vamos definir, mas será o Local Zezinho Corrêa ou Espaço Zezinho Corrêa. Na minha opinião, respeitando a todos os artistas locais, mas um dos maiores expoentes da cultura”, explicou o prefeito.
Em 2021, o vereador Peixoto apresentou um Projeto de Lei que tinha a proposta de homenagear Zezinho, que no mesmo ano faleceu aos 69 anos, em decorrência de complicações da Covid-19. Contudo a proposta não foi adiante, por questões legais, já que o anfiteatro já tem um nome, proveniente da Lei nº 380, de 20 de dezembro de 1996, que presta uma homenagem a Armando de Souza Lima.
Após dois anos, a Prefeitura de Manaus acata a indicação de Peixoto e presta homenagem ao artista que é símbolo da cultura amazônica. Para o parlamentar a homenagem é uma conquista para a família e fãs de Zezinho.
“É com imensa alegria que recebi essa notícia do prefeito. Trata-se de justa e merecida homenagem à memória de um cidadão amazonense que tanto contribuiu na difusão da cultura. É uma homenagem, também, à família e aos fãs do homem que levou o nome de Manaus e do Amazonas para o mundo”, enfatizou o vereador.
“Zezinho é um dos grandes ícones da cultura amazonense. Merecia uma homenagem grandiosa como esta. Sinto-me honrado em ser o autor da indicação”, complementou Peixoto.
Ainda durante o anúncio, Olin Corrêa, filho de Zezinho, estava presente e celebrou a novidade. “Fiquei muito feliz em receber a notícia, pois é sempre especial ver uma homenagem ao Zé e essa vinda da Prefeitura, por meio do Vereador Peixoto, reconhecendo o legado do meu pai é ainda mais especial. Agradeço ao Vereador, que é o representante do povo, faz com que sinta essa homenagem como se fosse o povo, como se fosse Manaus agradecendo o meu pai”, afirmou Olin.