Manaus,21 de setembro de 2024

Suframa completa 56 anos sem nomeação de superintendente e com incertezas

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) completa 56 anos nesta terça-feira (28/02). A data também marca o aniversário do modelo econômico, que desde o ano passado vem sofrendo ataques do Governo Federal, como reduções do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), a Reforma Tributária e, ainda, a falta de um nome para gerir a autarquia.

A Suframa foi criada em 1967, durante o período da Ditadura Militar para, inicialmente, operar como Porto Livre. Ao longo de sua história, passou por vários momentos, até chegar à condição atual de abrigar um dos principais parques industriais do País, que hoje conta com aproximadamente 500 empresas instaladas, fatura mais de R$ 170 bilhões e gera cerca de meio milhão de empregos, entre diretos, indiretos e induzidos.

A redução permitiu que outros estados tivessem preços mais baixos em diversos produtos, como aqueles da chamada “linha branca”, que são refrigeradores, freezers, máquinas de lavar e secadoras. Muitos desses produtos são fabricados na Zona Franca de Manaus, onde as empresas têm isenção de impostos, por conta da logística.

Já no governo Lula, a autarquia sofre impasse com relação ao seu novo superintendente. No dia 17 de fevereiro, houve a nomeação do economista Marcelo Souza Pereira para chefiar o órgão de forma interina.

Share