O advogado e economista Átila Lins (PSD-AM) deu início nesta quarta-feira (1º/2) ao seu nono mandato como deputado federal pelo Amazonas e, por ser o deputado com o maior número de legislaturas, conforme estabelece o Regimento Interno da Casa, Átila presidiu a sessão de eleição da nova Mesa Diretora da Casa.
Eleito pela primeira vez em 1991, ele já foi filiado ao PPS, PMDB, PSD, PP e, atualmente, está no PSD. Na Câmara, Lins atuou, por duas vezes, como presidente da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia e foi ainda presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.
Átila Lins foi ainda relator da Proposta de Emenda à Constituição 103/11, que prorrogou os benefícios tributários da Zona Franca de Manaus até 2073, e do Projeto de Lei Complementar (PLP) 91/03, do Executivo, que recriou a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).
Entre outras proposições relatou também o Projeto de Lei 6727/13, mais tarde transformado na Lei 13.023/13, que prorrogou até 2029 a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o setor de informática, e a Medida Provisória 352/07, que criou incentivos para indústrias de equipamentos usados na TV Digital.