Após recentes declarações do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) sobre a meta de zerar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o senador Omar Aziz (PSD) anunciou nesta sexta-feira (20/01), que indicou dois representantes do Amazonas para acompanhar a elaboração da proposta da nova reforma tributária. Os indicados foram o ex-superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Thomaz Nogueira, e o recém nomeado secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Pauderney Avelino. O objetivo seria blindar a Zona Franca de Manaus (ZFM) para que não saia prejudicada.
“Atualmente penso que existem três coisas que precisamos fazer neste governo e espero poder contribuir: primeiro é uma reforma tributária que respeite a excepcionalidade da nossa região e do nosso modelo econômico; além disso precisamos de uma discussão ampla para abrir a economia local para novos segmentos, buscando oportunidades no setor de cosméticos, de pesquisa dos nossos ativos da biodiversidade. A terceira coisa é discutir como criar caminhos para a exportação dos nossos produtos para a América do Sul e Caribe”, explicou Omar.
O Senador do Amazonas também criticou o fato de as propostas de reforma tributária serem muito focadas no sul e sudeste e avaliou que outros Estados, principalmente os que mais dependem do turismo como a Bahia e o Rio de Janeiro, podem se posicionar contrários à proposta do governo federal de simplificação de alguns impostos.