O governo federal iniciou, nesta quinta-feira (19/01), reformulação nas chefias da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os nomes foram publicados no Diário Oficial da União (DOU). Somente na Polícia Federal houve 18 substituições em todo o País. O nome do delegado Umberto Ramos Rodrigues foi confirmado como novo superintendente da Polícia Federal do Amazonas (PF-AM). Ele é irmão do deputado federal, Marcelo Ramos (PSD).
As duas forças estão sob o guarda-chuva do Ministério da Justiça e Segurança Pública, de Flávio Dino.
As mudanças de comando na PF ocorreram nos seguintes estados: Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Goiás, Sergipe, Pernambuco, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins, Paraíba, Alagoas, São Paulo, Paraná, Pará, Amazonas, Minas Gerais. No caso da Polícia Federal, o DOU revela o nome dos servidores dispensados e designados.
Umberto Ramos já atuou na superintendência do Amazonas e foi secretário executivo de Segurança Pública na gestão dos ex-governadores do Amazonas Omar Aziz (PSD) e José Melo (Pros).
Ele é mestre em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e diretor da Academia Nacional de Polícia (ANP), em Brasília.