Manaus,22 de novembro de 2024

Débora Menezes quer defensores públicos para acompanhar amazonenses em Brasília

A deputada estadual Débora Menezes (PL) protocolou um ofício na Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM), nesta quarta-feira (11/01), solicitando o envio de defensores públicos aos amazonenses que se manifestaram de forma pacífica no Distrito Federal, mas que ainda estão presos no ginásio da Polícia Federal em Brasília.

Em ofício compartilhado em suas redes sociais, a deputada ressalta que é contrária a qualquer ato de vandalismo ou que atente contra o regime democrático vigente, durante os manifestos praticados na Esplanada dos Ministérios no domingo (8/01), mas afirma que a Constituição Federal assegura a todo cidadão o direito ao contraditório e o direito de defesa.

“Sou contrária a todo tipo de terrorismo, vandalismo e desrespeito às instituições democráticas, mas peço atenção das autoridades ao tratamento direcionado aos cidadãos amazonenses que se manifestaram ao longo das semanas de forma pacífica. Em especial, a garantia do cumprimento a esses, do devido processo legal. Até porque em nosso país não há juízo ou procedimento penal de exceção”, disse Débora.

Ainda no último domingo, a Polícia Federal prendeu 1,5 mil pessoas, mas precisou liberar 599 manifestantes, em geral idosos, pessoas com problemas de saúde, em situação de rua e mães acompanhadas de crianças.

Share