O governador Wilson Lima deu continuidade, nesta terça-feira (03/01), à nomeação do secretariado que fará parte da estrutura administrativa do governo em 2023. Therezinha Ruiz não conseguiu reeleição para uma cadeira na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e inicia a leva de prestações de Wilson Lima durante corrida eleitoral.
A partir de fevereiro, Ruiz será a coordenadora executiva da Unidade de Gerenciamento do Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação do Amazonas (Padeam), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Educação. Ruiz tem vasta experiência na área da educação, já tendo sido secretária municipal de Manaus.
O Padeam é responsável por projetos educacionais de grande relevância para a melhora dos índices educacionais, e no componente de obras, pela construção de escolas de Tempo Integral, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o Governo do Estado.
O nome da deputada já era fortemente ventilado para o comando da Seduc, que neste ano terá o maior investimento do orçamento destinado ao Amazonas: R$ 3,8 bilhões. Nesse primeiro momento, Kuka Chaves permanece na Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Nomeações
Na última segunda-feira (02/01), o governador já havia nomeado 41 secretários e diretores-presidentes de autarquias, fundações, sociedade de economia mista, empresas públicas e serviços sociais autônomos do Estado. Segundo Wilson Lima, parte dos secretários foram reconduzidos para dar continuidade aos projetos e ações já em execução pelo Estado.
Therezinha Ruiz em órgão da Seduc