O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fechou a lista de nomes que irão compor sua equipe de gestão após a posse. Nesta desta quinta-feira (29/12), ele anunciou mais 16 nomes que faltavam. No total serão 37 ministérios em 2023. O anúncio ocorreu durante coletiva realizada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. Na ocasião, ele também apontou quem serão os líderes do governo na Câmara, Senado e Congresso.
Simone Tebet (MDB), Jader Filho (MDB), Marina Silva (Rede), Waldez Góes (PDT), Renan Filho (MDB) e Sônia Guajajara (PSol) foram alguns dos indicados.
Durante a coletiva Lula recomendou aos futuros ministros que devem priorizar pessoas que tem qualificação e competência técnica em cada Ministério. “Quero que vocês façam parte da história política desse país, num momento que tivemos a coragem de assumir um país numa situação tão delicada”, acrescentou.
O presidente diplomado também anunciou que o deputado José Guimarães (PT-CE) será líder do governo na Câmara, o senador Jaques Wagner (PT-BA) será o líder do governo no Senado e o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) será líder do governo no Congresso.
Lula disse que após a posse irá se reunir com todos os ministros e governadores para discutir medidas e verificar projetos.
Indígenas e mulheres
Durante o anúncio, Lula destacou as indicações inéditas de indígenas para assumir ministérios. Ele também reforçou que será o governo com mais mulheres nos ministérios e adiantou que tanto a Caixa Econômica Federal, quanto o Banco do Brasil terão “presidentas”.
Nomes anunciados:
- Agricultura, Pecuária e Abastecimento: Carlos Fávaro (PSD)
- Cidades: Jader Filho (MDB)
- Comunicações: Juscelino Filho (União Brasil)
- Desenvolvimento Agrário: Paulo Teixeira (PT)
- Esporte: Ana Moser
- Gabinete de Segurança Institucional: Marco Edson Gonçalves Dias
- Integração e Desenvolvimento Regional: Waldez Góes (PDT)
- Meio Ambiente: Marina Silva (Rede)
- Minas e Energia: Alexandre Silveira (PSD)
- Pesca: André de Paula (PSD)
- Planejamento e Orçamento: Simone Tebet (MDB)
- Povos Indígenas: Sônia Guajajara (PSol)
- Previdência Social: Carlos Lupi (PDT)
- Secretaria de Comunicação Social: Paulo Pimenta (PT)
- Transportes: Renan Filho (MDB)
- Turismo: Daniela do Waguinho (União Brasil)