Manaus,22 de novembro de 2024

Morre aos 75 anos o médico e professor da Ufam Menabarreto Segadilha

Faleceu na noite deste domingo (25), em Manaus, aos 75 anos, o professor aposentado do curso de Medicina da Ufam (Universidade Federal do Amazonas) Menabarreto Segadilha França. Mena, como ficou popularmente conhecido, era ativista social e defensor da universidade pública e do Sistema Único de Saúde ( SUS).

Nas redes sociais, familiares e amigos de Mena lamentaram a morte do professor e relembraram suas lutas. “A maior presença médica no interior do Amazonas hoje, devemos à visão do professor Menabarreto Segadilha França”, escreveu o ex-reitor da UEA (Universidade do Estado do Amazonas), Cleinaldo Costa.

“O Amazonas perde um grande lutador das causas sociais. Menabarreto será sempre lembrado como um incansável militante atuando na luta em defesa do SUS, da saúde, principalmente, no saneamento básico à população, nos direitos humanos, na educação e diversos temas de impacto na população de nosso Estado”, publicou o deputado federal José Ricardo (PT).

Mena ingressou na Ufam em 1976, como docente da Faculdade de Ciências da Saúde. Como diretor da Faculdade de Medicina da Ufam, implantou o internato rural do curso em 1987, inicialmente em Mocambo e Caburi, comunidades de Parintins, levando assim os profissionais de medicina para o interior do Amazonas. Inicialmente sob muitas críticas, o internato rural da Ufam é hoje o que mais resulta em interiorização de médicos após a formatura.

Share