Manaus,21 de novembro de 2024

UEA forma primeira turma de professores indígenas do Vale do Javari

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA acaba de formar 34 professores indígenas no curso Pedagogia Intercultural, na região do Vale do Javari. A UEA é a primeira instituição do país a oferecer esse tipo de formação. A outorga de grau aconteceu na última semana, no município de Atalaia do Norte (distante 1.136 quilômetros de Manaus em linha reta).

Os formandos pertencem às etnias Marubo, Matis, Matses e Kanamari, espalhadas pela terra indígena do Vale do Javari, localizada na região da tríplice fronteira – Brasil, Peru e Colômbia –, onde vive o maior número de grupos indígenas em situação de isolamento voluntário do mundo.

Pedagogos e formandos não escondiam a sua felicidade e expectativas. O formando Walmir Marubo, da etnia Marubo, que concluiu a graduação em Pedagogia, aos 42 anos de idade, disse que foi “um grande desafio” vencer as distâncias para concluir o curso. Walmir, que iniciou a carreira na área há 18 anos, vem da Comunidade Liberdade, um local distante de Atalaia do Norte, onde dá aulas para crianças e adolescentes. “É um trajeto longo e complicado até Atalaia do Norte. Somos guerreiros por termos enfrentado todas as dificuldades e adquirido este conhecimento importante para ajudarmos nosso povo”, comentou.

Share