Após ter sido condenado em abril deste ano por crime de responsabilidade em recursos federais, o ex-prefeito de Parintins Carlos Alexandre Ferreira da Silva, o Alexandre da Carbrás se torna alvo de um inquérito pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM). O ex-prefeito volta a ser investigado pela falta de prestação de contas em 2015 ao Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM).
A juíza Ana Paula Serizawa, da 4ª Vara Criminal da Justiça Federal do Amazonas, condenou o ex-prefeito de Parintins por crime de responsabilidade. Conforme denúncia do Ministério Público Federal (MPF), ele deixou de prestar contas sobre recursos federais repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em 2014 e 2015. O novo inquérito aberto pelo promotor Marcelo Bitarães busca realizar a investigação sob o mesmo objeto – a falta de prestação de contas – mas, dessa vez, acionado pela justiça de contas do estado do Amazonas.
Os recursos foram repassados ao município no âmbito do Programa Projovem Urbano, nos valores de R$ 567.091,80 em 2014 e R$ 340.104,60 em 2015. O ex-prefeito foi notificado, em 2016, pelo FNDE sobre a ausência das prestações de contas e, ainda assim, não regularizou a situação.
Veja documentos na integra