Com uma média de 153 atendimentos por dia em julho, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), chega a quase 74 mil serviços realizados durante a gestão do prefeito David Almeida: o total é de 73.931, de janeiro de 2021 a julho de 2022.
No mês de julho passado, a autarquia registrou alta de 9%, comparando ao mesmo período de 2021. Julho teve 4.612 atendimentos, incluindo 2.025 e-mails recebidos, 557 processos formalizados e mais de 1.387 atendimentos por telefone. No ano passado, foram 4.225 registros no mesmo mês.
O diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente, reforça que os dados apontam para melhorias implementadas na gestão David Almeida, para prestação de serviços ao usuário do instituto, mesmo de forma híbrida, pelo site e canais. “A prioridade da gestão é otimizar a prestação de serviços junto ao público externo, dando a maior celeridade e melhor fluxo aos processos, utilizando as ferramentas virtuais e presenciais”, afirmou.
Requerente
Neste atendimento, estão processos, orientações, despachos, envio de documentação, entre outros procedimentos para o requerente ter acesso aos serviços da autarquia.
O requerente deve enviar por e-mail o requerimento padrão, que é encontrado no site do Implurb (www.implurb.am.gov.br.), com os documentos necessários em formato PDF. No site, existe um tutorial de como enviar a documentação.
Processos de solicitação de Certidões de Informação Técnica (CIT), alvarás de construção, certidões de Habite-se, desmembramentos, dentre outros serviços do órgão continuam sendo atendidos com formalização por meio eletrônico pelo e-mail respostaimplurb@outlook.com.
No site do Implurb, o requerente deve acessar a aba “Fale Conosco” onde vai encontrar os números atualizados e em operação, em horário comercial, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos. A Gerência de Atendimento (Geat) tem dois números para os cidadãos, das 8h às 14h, para agendamento prévio: (92) 3625-4789 e o 3625-2947.
Formalização de processos, orientações, anexos de documentos, entregas de pareceres e certidões estão entre os serviços prestados pelo Implurb. A Diretoria de Operações (Diop) dá suporte aos setores técnicos e contatos com o setor podem ser feitos pelo (92) 3625-2847 e pelo e-mail diop.implurb@pmm.am.gov.br.
Em caso de pagamentos de taxas, elas são emitidas pela Gerência de Cálculo (GCA) e enviadas para o interessado. Após o comprovante ser recebido e o pagamento processado, o processo segue a tramitação e liberações necessárias.
Ampliando os canais de atendimento ao público, o Implurb tem um WhatsApp (conta comercial) para a Gerência de Cálculo. O canal direto foi criado para sanar dúvidas sobre emissão de Documento de Arrecadação (DAM), boletos e verificar status de pagamento, entre outras demandas decorrentes da gerência. O cidadão pode entrar em contato pelo (92) 98842-7282.
Requerentes que tiverem processos tramitando junto ao órgão, especificamente na GCA, podem acessar o WhatsApp das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos. A equipe técnica do Implurb estará pronta para atender.
Contatos do Implurb:
Geat – GERÊNCIA DE ATENDIMENTO
Telefone: 3625-4789 e o 3625-2947, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, para agendamento prévio, exceto feriados e pontos facultativos.
E-mail: respostaimplurb@outlook.com
GCA – CÁLCULO E ARRECADAÇÃO
E-mail: implurb.pmm@hotmail.com
WhatsApp 98842-7282, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, exceto feriados e pontos facultativos
Disque-Ordem
Telefone: 161, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, exceto feriados e pontos facultativos. Denúncias são formalizadas também via e-mail diskordem.implurb@pmm.am.gov.br.