Manaus,22 de novembro de 2024

Peixoto repercute a autorização do Ibama para asfaltamento da BR 319

O Vereador Peixoto (PROS) repercutiu em suas redes sociais nesta quinta-feira, 28/07, a notícia de que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu a licença prévia para a reconstrução do trecho do meio da BR-319, no Amazonas.

Peixoto destacou que o governo federal tenta há cerca de 15 anos chegar a esse resultado. “Sem a licença prévia, o governo federal só podia fazer a manutenção do trecho e com o período de chuvas na Amazônia, todo o trabalho se perdia pouco tempo depois, e boa parte virou praticamente terra”, explicou o vereador.

A partir dessa licença será possível seguir com projetos e obras de reconstrução. Peixoto que é engenheiro de formação e atuou durante muitos anos como subsecretário da Secretaria de Infraestrutura de Manaus sabe a importância dessa conquista para viabilizar a BR 319, tirando o Amazonas do isolamento.

Considerada crucial para a integração do Norte com o restante do País, a estrada de 870 quilômetros liga os Estados do Amazonas e Rondônia e teve sua construção finalizada na década de 70. No entanto, a pavimentação se tornou crítica com o passar dos anos, o que fez com que planos de retomada das obras fizessem parte de praticamente todos os governos desde a redemocratização. Atualmente, apenas dois trechos estão pavimentados: os primeiros 198 quilômetros e os 164 quilômetros finais.

Share