Unidade da Policlínica Antônio Aleixo é a única oficina ortopédica gratuita habilitada no estado
Uma oficina de reabilitação ortopédica do Governo do Amazonas está ampliando os atendimentos e trazendo mais qualidade de vida para pessoas que possuem mobilidade reduzida. O Centro de Reabilitação Colônia Antônio Aleixo, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), aumentou em 113% o número de beneficiados no primeiro trimestre deste ano.
Com profissionais que incluem fisioterapeutas, técnicos de fabricação de próteses e outros, a oficina ortopédica atende pacientes vítimas de acidentes e que perderam algum membro, além de pessoas com deficiência neurológica e déficit neurológico com necessidade de órteses.
As próteses, órteses e outros itens gratuitos são fabricados na oficina, com materiais como polipropileno, que é um plástico especial, velcro, resina, fibra de carbono, malha de vidro e gesso em pó.
De janeiro a março deste ano, foram beneficiadas 303 pessoas, um aumento de 113% em relação ao início de 2021. No trimestre inicial do ano passado, haviam sido beneficiadas 142 pessoas, conforme balanço da Policlínica.
Dignidade e superação – O diretor da Policlínica Antônio Aleixo, José Cesar de Carvalho, destaca a importância da unidade para a população. “Poder devolver os movimentos (de alguém), é devolver também a dignidade para as pessoas que foram acometidas por algum dano. Essa oficina tem uma importância fundamental dentro do estado”, disse.