No período de 30 de novembro a 2 de dezembro, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (idam) realizou um curso de mecanização agrícola no município de nova Olinda do Norte (distante 135 quilômetros de Manaus).
A capacitação contou com apoio da unidade local do Idam e da Secretaria Municipal de Produção, com o apoio da prefeitura do município, e teve a participação de 28 agricultores inseridos no Projeto Prioritário do Açaí, membros da Associação da Estrada do Curupira e comunidade São José.
Segundo o instrutor do curso, o técnico em agropecuária do Idam, Luiz Platini, os envolvidos tiveram a oportunidade de participar diretamente das práticas e puderam manusear todos os tratores com êxito.
“Os produtores que fizeram parte desta capacitação tiveram um bom aproveitamento e já solicitaram mais cursos semelhantes para poderem melhor executar o uso da patrulha mecanizada”, concluiu.
Ainda de acordo com Platini, ao longo do curso os participantes fizeram uso de três patrulhas mecanizadas, incluindo maquinário cedido pelo Idam.
Para a agricultora Fabiane Farias o curso promoveu uma excelente oportunidade de aprendizado.
“Estamos muito gratos pelo trabalho realizado pelo Idam, pelo professor Platini e pela prefeitura por nos proporcionarem esta oportunidade de estarmos aqui aprendendo mais sobre aração e o uso do calcário na terra”.