Secretários e técnicos de administração pública de todo o Brasil participaram do 120° Fórum do Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad), que iniciou na quinta-feira (02/12) e segue até esta sexta (03/12), em Maceió. O Amazonas participa representado por gestores da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), Companhia Amazonense de Desenvolvimento e Mobilização de Ativos (Cada) e Centro de Serviços Compartilhados (CSC).
Desafios e perspectivas para o futuro da gestão nos estados, reforma administrativa, fortalecimento dos governos, desenvolvimento sustentável e Agenda 2030 estão entre as temáticas discutidas no Fórum do Consad.
A palestra de abertura, intitulada “A Grande Reinicialização do Mundo” e apresentada pela caçadora de tendências (coolhunting) e pesquisadora de comportamento, Sabina Deweik, abordou a necessidade de pensar o hoje, com novas e assertivas escolhas, para criar o futuro.
A programação teve a entrega dos resultados de 2021 de todos os sete eixos temáticos em foco nos Grupos de Trabalho (GT) – Ciência de Dados, Gestão de Pessoas, Transformação Digital, Escolas de Governo, Compras Públicas, Ativos, Concessões e PPPs e também Comunicação – e subgrupos que atuaram durante dois dias do Consad Express, realizado como prévia do 120° Fórum. Também contou com a exposição do planejamento de cada GT para 2022, assim como os desafios e colaboração interestadual entre os órgãos.
O presidente do Consad, Fabrício Marques, destacou que, além de contar com debates dos grupos de trabalho, especialmente durante o Consad Express, o encontro também oferece qualificação para gestores e servidores.
“Reunimos aqui, em Maceió, protagonistas da gestão pública. E temas urgentes, como novos sistemas e legislações, implicam a qualificação dos técnicos e gestores da administração no Brasil”, destacou. “Dados e evidências que estão sendo trabalhados pelo Consad irão permitir a perenidade das políticas públicas”.
“Um dos focos do Consad é compartilhar experiências de sucesso entre as unidades federativas brasileira. Neste fórum, percebe-se que muito se foi feito e que ainda mais há a ser implantado e implementado nos estados na busca de excelência na administração pública”, destacou Fabrício Barbosa, secretário de Administração e Gestão do Amazonas, além de conselheiro pelo Amazonas e coordenador do Comitê de Comunicação.
“São visões multifacetadas de questões e problemáticas complexas na gestão pública brasileira e, através de discussões com especialistas, permitem buscar soluções criativas, parcerias e implementar melhorias em todos os estados federativos”, completou Fabrício Barbosa.
Congresso – O XI Congresso Consad de Gestão Pública, a ser realizado em março de 2022, está com inscrições para submissão de trabalhos abertas até o dia 15 de dezembro. Ao todo, são 10 áreas temáticas da Administração Pública. Os trabalhos submetidos devem focar em novas práticas e apresentar uma avaliação de seus resultados.