Manaus,19 de novembro de 2024

Expopin é aberta oficialmente com expectativa de retomada do setor agropecuário parintinense

Prefeito Bi Garcia destacou importância do retorno do evento para a economia local

Cerca de 500 pessoas participaram da abertura da 35ª Exposição Feira Agropecuária de Parintins (Expopin), que segue com extensa programação até o próximo domingo, 05/12. Considerada como o maior evento agropecuário da região, a feira tem potencial para gerar milhares de reais em negócios, além de movimentar o comércio e turismo na Ilha Tupinambarana. Para garantir mais segurança aos presentes, será exigido comprovação do esquema vacinal contra a Covid-19 para acessar o local.

Segundo o prefeito de Parintins, Bi Garcia (DEM), esta é uma oportunidade para incentivar o setor. “É uma feira de grandes negócios e não tenho dúvida que ela serve para proporcionar o melhoramento genético, a introdução de novas tecnologias para a criação no campo, a exemplo do que já vem sendo realizado com o trabalho da Secretaria Municipal de Produção (Sempa). Então, essa feira, além de movimentar toda uma economia, gera oportunidade de trabalho para muita gente”, ressalta o prefeito.

Para o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e ex-presidente da Associação dos Pecuaristas de Parintins (APP), Valdenor Cardoso, o setor agropecuário já foi um dos mais proeminentes do Estado e precisa recuperar esse status. “A Expopin simboliza uma retomada de uma cadeia produtiva que tem impacto muito grande na nossa economia municipal”, completa Cardoso.

O atual presidente da APP, Telo Pinto, foi o responsável por abrir o evento no palco do Parque de Exposições Luiz Lourenço de Souza, com a presença de autoridades municipais e estaduais, além de representantes do setor parintinense.

Fora as atrações culturais, a 35ª Expopin também será um espaço para a propagação de conhecimento e novas técnicas para aprimoramento do setor, incluindo capacitações sobre “Operação de Máquinas Pesadas”, “Cooperativismo e Associativismo” e “Implementação de Embriões”. Adicional à comprovação

Share