O vereador e presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Dr. Daniel Vasconcelos (PSC) acompanhou a ação de saúde e cidadania voltada às pessoas em situação de rua, realizada nesta quinta-feira (19/8) na praça da Matriz, Centro da capital. O evento faz parte da programação alusiva ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado neste 19 de agosto.
Durante a ação foram oferecidos serviços de saúde como o atendimento odontológico, vacinação contra a covid-19, distribuição de roupas, alimentos, kits de higiene pessoal e bucal, além de cortes de cabelo.
O vereador Dr. Daniel Vasconcelos, ressaltou a importância de promover ações voltadas a essa população. “É uma população que precisa ser vista. Esse é um evento muito importante para chamar a atenção da sociedade para essa população que vive esquecida. É um momento de mobilização, para que todos possamos lembrar que existe os moradores de rua e que precisam de ajuda, não somente do poder público, mas de toda a sociedade, precisamos ter um olhar diferenciado,” disse Vasconcelos.
O Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua é realizado anualmente em todas as capitais brasileiras, em referência ao acontecimento conhecido como Massacre da Sé em 2004, quando sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, em São Paulo (SP). Com isso, teve início a mobilização de organizações sociais, que militam na área, e da própria população em situação de rua, culminando com o Movimento Nacional da População de Rua na luta pela garantia de direitos.
O Evento foi promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em parceria com outras instituições como a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc), Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejusc), além da Pastoral do Povo de Rua, Comunidade Nova e Eterna Aliança, Desafio Jovem, entre outras.