Manaus,23 de novembro de 2024

Amazonino celebra legado de 20 anos da UEA para a cultura e educação superior do Amazonas

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) completou 20 anos de educação superior no Estado e a data foi celebrada nesta quarta-feira (18/08), com a realização da live UEA 20 Anos, no Teatro Amazonas, e participação de docentes e profissionais que atuam na instituição.

Por ocasião da data, o ex-governador do Amazonas Amazonino Mendes ressaltou a criação da universidade durante a sua gestão. “Chega aos 20 anos de existência e tenho muito orgulho de ter enxergado, lá atrás, a necessidade e o grande potencial de uma universidade estadual do nosso Amazonas. Sua criação representou uma verdadeira revolução na educação e na nossa história, com mais de 60 mil pessoas já graduadas. Muitas, de origem humilde. Envio meu grande abraço à família UEA e a todos os amazonenses. A UEA é nosso patrimônio!”, disse.

Confira o vídeo:

Comemoração

No evento de aniversário da UEA, o secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, destacou a importância das construções entre a instituição e o Governo do Estado.

“A gente já tem um diálogo muito estreito com a Universidade do Estado do Amazonas, o próprio Festival de Jazz tinha uma participação efetiva da universidade”, avalia Marcos Apolo. E ressalta o papel formador da instituição de ensino para a geração de profissionais que integram corpos artísticos pertencentes ao Governo do Amazonas.

“A universidade também forma muito dos profissionais que fazem parte dos corpos artísticos da secretaria, profissionais que dão aula no Liceu de Artes Cláudio Santoro e tantos outros que atuam no segmento cultural do nosso estado”, completa o secretário.

Legado – O reitor da UEA, Cleinaldo Costa, recepcionou os convidados com um exemplar do livro Universidade Amazônica, que traz um panorama sobre a história e projetos da UEA. Na ocasião, ele falou sobre o papel da universidade para a educação no Amazonas. E fez questão de destacar a herança que a universidade deixou para o Amazonas ao longo dessas duas décadas.

“O legado que essa casa vem deixar é a formação de mais de 400 doutores ofertados ao estado do Amazonas, gente qualificada para pesquisa, para desenvolvimento na capital e no interior”, destaca o reitor.

“Isso é uma enorme vitória, porque isso representa ciência para o Amazonas e ciência significa riqueza para o nosso povo, qualidade de vida para o nosso povo e a nossa floresta preservada”, completou.

Share