Manaus,23 de novembro de 2024

Senador Omar Aziz destina R$ 30 milhões para recuperação da Estrada Coari-Mamiá

Com os recursos na ordem de R$ 30 milhões, oriundos de emenda parlamentar do senador Omar Aziz (PSD), iniciaram as obras de recuperação e asfaltamento da Estrada Coari – Mamiá, localizada na zona Rural do município a 363 quilômetros de Manaus. Os trabalhos, que serão realizados ao longo dos 33 km da via, beneficiarão aproximadamente 10 mil pessoas de 19 comunidades, das quais 478 famílias são do Lago Mamiá e Vila do Itapéua.

A estrada em boas condições de trafegabilidade facilitará o escoamento da produção agrícola e da psicultura, o que resultará na melhoria da economia da região, com a geração de emprego e incremento de renda de produtores e pescadores; e proporcionará o desenvolvimento social com o melhor deslocamento das famílias, segundo a secretária adjunta de Produção Rural, da Secretaria Municipal de Cidadania de Coari, Marilza Ramos de Lima.

De acordo com o coordenador da bancada amazonense no Congresso, senador Omar Aziz (PSD), o papel deles é ir em busca de recursos federais, a fim de que possam ser empregados no desenvolvimento socioeconômico do Amazonas. “Na área do Mamiá e comunidades do entorno, há muitas famílias que trabalham na produção de açaí, banana, mandioca, farinha; a piscicultura também é forte em Itapéua e proximidades, principalmente com tambaqui e matrinxã. Mas, as produções acabavam afetadas e sem condições de crescer por causa da dificuldade de escoamento. Essa estrada devolverá a socialização dessas famílias e fomentará a economia local. Estou muito atento às necessidades dos municípios do nosso Estado e tenho uma grande parceria com a Prefeitura de Coari. Trabalhando juntos podemos garantir mais qualidade de vida para a população”, destacou o senador.

O diretor do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), em Coari, Adilson da Cruz, enfatizou que além de facilitar o escoamento da produção, a recuperação da estrada possibilitará que tanto produtores, quanto piscicultores locais consigam participar de programas de governo, como o Programa de Aquisição der Alimentos (PAA) e o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme), por exemplo. “Vão escoar esses produtos com mais facilidade até a sede do município e a feira, poderão participar de programas como o PAA e o Preme com a venda direta. Os produtos também chegarão aos consumidores mais fresquinhos, novos e com mais qualidade”.

Segundo o diretor do Departamento Rural de Coari, Alcionilde Queiroz, as obras beneficiarão diretamente 19 comunidade e 478 famílias do Lago do Mamiá, Vila de Itapéua e proximidades. “Também facilitarão o acesso de moradores do Médio Solimões; além de garantir a locomoção dos moradores vindo para a cidade vender os produtos, resolver seus negócios e o retorno também. Eles poderão trafegar de dia, à noite, tanto no verão, quanto no período das chuvas”.

O diretor da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror), engenheiro Levy Nascimento, afirmou que os produtores poderão quadruplicar a produção com a maior agilidade e rapidez no escoamento. “Vai garantir uma melhor qualidade financeira para todos os produtores piscicultores da estrada Coari-Mamiá”.

Share