“Como presidente da Comissão de Saúde não posso deixar de parabenizar os guerreiros da saúde que intensificaram a vacinação para o público de adolescentes de 12 a 17 anos durante sexta-feira e sábado, que contribuíram para que Manaus batesse o recorde de 73 mil pessoas vacinadas e que serve de modelo para outras cidades e estados do nosso país”, afirmou o vereador e presidente da Comissão de Saúde (Comsau) da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Dr. Daniel Vasconcelos (PSC), durante o seu discurso no pequeno expediente desta segunda-feira (16/8).
O parlamentar destacou ainda, o empenho da Prefeitura de Manaus por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) que disponibilizou 50 postos de vacinação por toda a cidade, o que possibilitou a alta adesão dos adolescentes ao imunizante. “Quero deixar o meu reconhecimento à secretária Shádia Fraxe e toda a equipe técnica da Semsa, sem dúvidas, o executivo municipal está no caminho certo. Vemos também o esforço do governador Wilson Lima em levar a vacinação para todo o estado do Amazonas, essa união demonstra o trabalho sério e comprometido com a população”, afirmou Daniel.
Na sexta-feira (13/8), a campanha iniciou para os jovens de 12 a 17 anos com comorbidades ou deficiência permanente (PCDs) e no sábado para todos nesta faixa etária. O imunizante aplicado foi o da Pfizer /Biontech, o único autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão regulador vinculado ao Ministério da Saúde. Durante esses dois dias, segundo a Semsa, foram registradas mais de 87 mil doses aplicadas, das quais 64.869 no público jovem.
Daniel Vasconcelos chamou a atenção para o atendimento para a primeira dose aos jovens e aos grupos prioritários que ainda não tomaram a vacina e fez um apelo para que os imunizados voltem para a segunda dose.
“Hoje, só tem disponível a vacina de segunda dose. As equipes estão redistribuindo, organizando tudo para que o atendimento de primeira dose aos jovens e grupos prioritários retorne amanhã. E faço um apelo à população, para quem ainda não tomou sua segunda dose que volte para completar o esquema vacinal, pois tem dados científicos que comprovam que a vacina está salvando vidas”, finalizou.