Manaus,24 de novembro de 2024

UFAM prepara cenário para volta das aulas presenciais na capital e interior

O Comitê Interno de Enfrentamento do Surto Epidemiológico do novo coronavírus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) divulgou uma Nota Técnica para orientar os gestores dos campi e unidades sobre a volta às aulas e demais atividades presenciais. A proposta cita a flexibilização das atividades presenciais, de maneira escalonada e híbrida, conforme os critérios de classificação do cenário epidemiológico/sanitário constante no Plano de Biossegurança da Ufam.
Segundo o planejamento da academia, a retomada das atividades terá três fases: adaptação, implantação e avaliação. Cada fase terá ações específicas para gerar informações sobre a classificação de risco de disseminação da Covid-19.
Segundo a Nota Técnica, os campi e unidades deverão “realizar o mapeamento dos seus setores, incluindo a prioridade de grupos para atendimento e do limite de ocupação dos ambientes em cada nível de risco, segundo o cálculo de lotação dos espaços fechados do Plano de Biossegurança da Ufam”.
Os ambientes com atividades coletivas como restaurante universitário, cantinas, residência estudantil, laboratórios, ginásios, centros de convivência, auditórios, salas de aula, confraternizações, banheiros, áreas administrativas e demais espaços, passam a ser avaliados com um grau de risco classificado como alto, médio e baixo a partir dos critérios do Plano de Biossegurança da Ufam.
No caso de eventos, se ele for classificado de alto risco, está proibido. Mas se tiver médio risco, a ocupação do local deverá obedecer o percentual de 25% e se for de baixo risco poderá ter 75% de ocupação.

Com informações do Portal Único

Share