Durante transmissão ao vivo, via internet, do boletim com atualização de informações sobre monitoramento de casos e medidas de prevenção e controle do novo Coronavírus (Covid-19) realizado na tarde de hoje (06/04) o secretário de estado de saúde, Rodrigo Tobias, e a diretora-presidente da Fundação Vigilância em Saúde, Rosimary Pinto, apresentaram novos números sobre o avanço do Covid-19 no estado do Amazonas.
De acordo com Rosemary o Estado do Amazonas tem 532 casos confirmados de Covid-19. Desse total de casos 473 estão concentrados na capital, Manaus, e os demais 59 casos estão distribuídos nos seguintes município: Manacapuru (28), Itacoatiara (8), Santo Antônio do Iça (7), Parintins (4), Iranduba (3), Tonantins (3), Anori (1), Boca do Acre (1), Careiro da Várzea (1), Jutaí (1), Novo Airão (1), São Gabriel da Cachoeira (1).
Desde o último levantamento realizado pela Susam no último sábado (04/04), houve um salto de 115 novos casos confirmados no estado. Também foram identificados casos de Covid-19 em três novos municípios: Jutaí, Novo Airão e São Gabriel da Cachoeira. O primeiro caso no interior do estado foi identificado em Parintins em 22 de março, aproximadamente 2 semanas atrás. Segundo os dados divulgados dos 62 município do estado, 13 municípios já apresentaram casos do novo coronavírus.
Tratamento de casos confirmados e suspeitos
De todos os casos confirmados (532) no estado, 387 pacientes, 72,7% do total, estão atualmente em isolamento domiciliar. O Amazonas apresenta também 44 casos confirmados fora do período de transmissibilidade, ou seja, a pessoa infectada não mais elimina o vírus para o meio ambiente.
Atualmente 82 casos de pacientes confirmados com Covid-19 estão internados em hospitais. A rede privada conta com 45 internações, sendo 23 em leitos clínicos e 16 em UTIs. A rede pública conta com 37 internações, sendo 21 em leitos clínicos e 16 UTIs. Já os casos suspeitos internados somam 144 pacientes. A rede privada tem 49 internações, sendo 20 em leitos clínicos e 29 em UTIs. A rede pública tem internado 95 casos suspeitos, sendo 83 em leitos clínicos e 12 em UTIs.
Óbitos e respiradores mecânicos
Ainda de acordo com Rosemary o Amazonas tem 35 óbitos notificados relacionados a Covid-19.
Desses casos 19 óbitos confirmados como sendo causados por coronavírus, 9 descartados e 7 casos em investigação. Esses número de óbitos confirmados mostra que a letalidade do vírus chega a 3,57% dos infectados.
A Susam está atualmente com 860 casos sob investigação, aguardando os exames do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen/AM). O Lacen já processou 2.753 amostras, e os casos positivos correspondem a 19,3% dos exames realizados.
Questionado sobre a quantidade de respiradores mecânicos no Amazonas, o secretário da Susam, Rodrigo Tobias, informou que o estado possui 69 respiradores, sendo que 19 ainda não entraram em uso. Informou ainda que 53 respiradores estão em manutenção no momento, podendo entrar em funcionamento na próxima semana.