Manaus,26 de novembro de 2024

Seminário reúne sociedade civil para refletir sobre Mudança Climática caminhos alternativos na Amazônia

MANAUS – Nos próximos dias 23 a 26 de Outubro, pesquisadores, agentes da sociedade civil e militantes que atuam no bioma Amazônico reúnem-se em Manaus (AM) para o Seminário Bioma Amazônico que vai refletir sobre os desafios atuais das Mudanças Climáticas e os caminhos alternativos a serem propostos a partir das experiências compartilhadas, sob o lema “Do ventre da terra, o grito que vem da Amazônia”. O evento acontece no Seminário Arquidiocesano São José, na travessa Maromba, 116, bairro Chapada, e encerrará com o ato político “Amazônia em Sintonia com o Sínodo, constrói tempo Novo” às 9h do dia 26, na praça da Saudade, Centro de Manaus.

O encontro é também uma preparação para Fórum Social Pan-Amazônico que acontece em Março de 2020 na Colômbia, evento criado no âmbito do Fórum Social Mundial e que reúne movimentos sociais, comunidades tradicionais e povos originais dos nove países da Bacia Amazônica (Brasil, Equador, Venezuela, Bolívia, Republica Cooperativa das Guianas, Suriname, Colômbia, Peru e Guiana) com o objetivo de aproximar culturas e fortalecer lutas de resistência em favor da autonomia dos povos e da justiça social e ambiental.

O objetivo do Seminário Bioma Amazônico é promover o encontro de povos e culturas Amazônidas, em sintonia com o Sínodo da Amazônia, para juntos refletir sobre as percepções das mudanças climáticas e injustiças socioambientais existentes nas realidades dos povos da região a partir da perspectiva dos próprios povos.

Durante os trabalhos, haverá oficina de comunicação, diagnóstico da situação atual a partir dos desafios enfrentados em cada Estado, além da análise do relatório Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (Intergovernmental Panel on Climate Change-IPCC) 2019 com o professor norte-americano Philip Fearnside, 71, doutor pelo Departamento de Ecologia e Biologia Evolucionária da Universidade de Michigan (EUA), pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e membro da Academia Brasileira de Ciências e também coordenador do INCT (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia) dos Serviços Ambientais da Amazônia. Ao final, será apresentada a Carta do Seminário com as proposições definidas pelos participantes.

O seminário é uma realização do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental (FMCJS) e da Articulação pela Convivência com a Amazônia (ARCA).

Sobre os organizadores

O Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental (FMCJS) é uma articulação de Entidades, Pastorais e Movimentos Sociais que atua em rede para gerar consciência crítica e enfrentamento em relação a tudo que causa o aquecimento da Terra e vai tornando mais perigosas as mudanças climáticas, de modo especial para os povos, comunidades e pessoas que as sociedades capitalistas jogam na marginalização e na miséria.

Atua em âmbito nacional e se faz presente nos biomas e territórios por meio das entidades membros e de outras entidades parceiras, promovendo a convivência com cada bioma e ecossistema por meio de práticas que anunciam e vão construindo sociedades de Bem Viver.

A Articulação pela Convivência com a Amazônia (ARCA) surgiu em 21 de setembro de 2012 por conta da carência e necessidade de ser uma voz maior, em conjunto com sociedade, entidades, pastorais, centros de pesquisa e educação. Na ocasião, somaram forças também o Fórum Nacional de Mudanças Climáticas e Justiça Social que chegaram ao consenso sobre a necessidade de traçar caminhos para se retomar posicionamentos estratégicos para dar visibilidade ao projeto popular de convivência com a região da Amazônia, por meio de um amplo processo de mobilização, conscientização, sociopolítica e cultural.

SERVIÇO
O QUÊ: Seminário Bioma Amazônico e pré Fórum Social Pan-Amazônico
QUANDO: De 23 a 26 de Outubro
ONDE: Seminário Arquidiocesano São José, na travessa Maromba, 116, bairro Chapada,
INFORMAÇÕES: 92 9477-8342 (Lidiane)

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *