Manaus,23 de novembro de 2024

Debate traz primeira participação de Amazonino, confronto entre Omar e Wilson e novas promessas para BR 319

O debate da TV Bandeirantes Manaus, transmitido ao vivo nesta quarta-feira (12), foi o primeiro ao qual o candidato à reeleição, Amazonino Mendes, compareceu. Ao lado dele estavam Omar Aziz (PSD), David Almeida (PSB), Berg da UGT (Psol), Lucia Antony (PCdoB) e Wilson Lima (PSC). A transmissão por Facebook recebeu mais de 22 mil comentários.
Para solucionar os problemas do sistema prisional, Wilson Lima (PSL) disse que é preciso tomar medidas para recuperar detentos, usar detectores de túneis e trabalhar com seriedade dentro e fora das cadeias.
Ainda no início do embate, Amazonino (PDT) disse que Wilson (PSC) não tem experiência suficiente para estar em um governo e age apenas como um comentarista de televisão, pois nunca teve uma experiência administrativa antes e afirmou que isso “não nos dá tranquilidade”.
Dentro do assunto segurança pública, David Almeida (PSB) aproveitou para alfinetar as operações feitas por Rudolph Giuliani e cobrar licitações para pelo menos 18 obras feitas durante o governo neste ano, em troca recebeu o pedido de explicações sobre a contratação de agência no valor de R$ 5 milhões, o qual não esclareceu.
No terceiro bloco Omar Aziz (PSD) se irrita com Wilson Lima (PSC) após o jornalista ser provocativo ao dizer que não tem rabo preso para escolher seus time de secretários. “Tenho independência. Não tenho rabo preso com ninguém e não tenho porque favorecer amigos, partidos políticos” . Omar afirmou que Wilson gosta de parecer ser melhor que os outros candidatos. “Você está com mania de achar que você é melhor que todo mundo, não é bem assim, todas as pessoas que estão aqui tem que ser respeitadas”,  retrucou o senador.
No quarto bloco empresários de vários setores foram convidados a fazer perguntas aos candidatos. Questionado sobre as obras da BR 319, Amazonino reconheceu a importância e disse que o Amazonas sofreu regressão na produção do setor primário e que o asfaltamento da via é uma necessidade fundamental  é um projeto patriótico. “Tem sido vítima de um loop criminoso, não republicano e inexplicável. Entendemos que este problema não pode ficar parado. A BR 319 é compromisso firme”.
O candidato Berg (Psol) chamou para “abrir a caixa preta” e verificar a quem não interessa a BR 319 funcionar, destacando a necessidade de usá-la para fazer escoamento de produção e turismo com segurança.
Quanto a criação de redes para aumentar a renda do amazonense, Lúcia Anthony citou como alternativas o investimento em farmácia e adubo a partir de minérios. A candidata também usou seu tempo para  pedir voto para o presidenciável Haddad e que em seu governo haverá muita mais parcerias do governo com a empresa privada.
Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *