A menos de um mês do término das Convenções Partidárias, que definem os nomes para as eleições, o Partido da Mobilização Nacional (PMN) ainda patina na escolha dos seus candidatos e vivencia um momento de fragilidade na hora de definir os apoios.
Na semana passada, o advogado Marcelo Amil foi o nome do partido lançado ao governo, após ser cogitado inicialmente para o Senado. Com a base rachada, parte majoritária do PMN quer levar adiante a candidatura própria com o nome de Amil, enquanto a outra parte quer apoiar o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), David Almeida (PSB).
O COMUN entrou em contato com o presidente do diretório municipal de Tefé e membro do diretório nacional, Maurício Martins, que falou sobre as mudanças no rumo das candidaturas. Segundo ele, as mudanças de nomes para cada cargo se deram por conta dos diversos grupos nos quais o partido se divide no Amazonas.
De acordo com Martins, após a decisão dos nomes do vereador Chico Preto para o senado e Amil para o governo, parte do grupo foi convocado para uma conversa com o PSB, para o possível apoio a candidatura de David Almeida. Diante do impasse, uma reunião foi marcada para hoje (23), as 18h30, na sede do partido, para a qual foram convocados os candidatos e filiados.
Segundo ele, o PMN não tem interesse algum em apoiar candidaturas de fora, pois possui candidato próprio e admitiu que o partido está passando por um momento de decisões.
“A gente está abrindo um debate, estamos tendo problemas interno sim, porém estamos buscando um projeto que seja melhor não para os candidatos, mas para a sociedade. Estamos tentando convencer esse grupo ligado ao presidente (estadual do PMN, ver. Chico Preto) para debater conosco na nossa casa. Nós não queremos fechar com o candidato David Almeida, nós temos candidatura própria” justificou Martins.
Embora esta seja a posição principal da sigla, outra reunião está marcada para esta mesma segunda-feira (23), na Aleam, a partir das 19h, no qual deve reunir o presidente estadual Chico Preto e seu apoiadores.
A equipe entrou em contato com o presidente estadual da sigla, vereador Chico Preto, e o presidente do diretório municipal, Sirlan Cohen, mas ambos preferiram não se manifestar.
Sem candidatos à Presidência
Durante a Convenção Nacional do PMN, no último final de semana em Brasília, o partido definiu não lançar nem apoiar candidatos à presidência da república, retirando o nome da jornalista Valéria Monteiro das intenções.
Deixe um comentário