Manaus,1 de julho de 2024

Arthur Neto comemora 40 anos de vida pública e expõe aliança com Amazonino

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, completou 40 anos de vida pública,  comemorados nesta sexta-feira (13) durante evento organizado pelo  Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), no Dulcila Festas e Convenções, zona Oeste da cidade.

“Hoje fiquei fazendo a retrospectiva desses 40 anos pensando no que poderia ter feito diferente, mas no final cheguei à conclusão que segui o meu destino, eu tinha que seguir esse caminho, repetiria tudo se pudesse.  A minha vida sempre foi essa e o que tiver ainda para viver, eu viverei com garra e com amor pelo Amazonas, pelo Brasil e muito fortemente por Manaus”, disse o prefeito.

O prefeito Arthur Virgílio Neto também lembrou de momentos difíceis que enfrentou em sua carreira política e como eles o ajudaram a ser a figura pública que é hoje. “Passei momentos difíceis com o regime autoritário, a cassação de meu pai, o cerco ao Congresso pelas tropas comandadas pelo general Newton Cruz, eu  já deputado, tudo isso foi muito duro, mas digo que enfrentaria tudo de novo”, destacou. Ao definir toda sua carreira política em uma frase, o prefeito disse “foi uma vertigem, passou muito rápido, eu queria mais 40 anos”, concluiu.

Em sua geração, Arthur foi o político de maior projeção fora do Amazonas. Três vezes deputado federal, ministro de Estado no governo FHC e, até hoje, considerado um dos senadores mais influentes do Congresso nacional, defendendo a integração nacional, apoiando projetos de outras regiões e se opondo a um governo populista e que anos depois colocou o Brasil em uma das piores crises econômicas da história.

Aliança política

A presença do governador do Amazonas, Amazonino Mendes,  foi outro destaque da noite. Ao chegarem juntos ao evento, fortaleceram os comentários do fechamento da aliança  política entre os dois para as eleições de outubro deste ano, entretanto, os dois se esquivaram de dar declarações sobre o futuro.

Amazonino rendeu  homenagens a Arthur por sua trajetória política. “Estou aqui para render minhas homenagens a um homem admirável, a um amazonense que despontou no cenário político nacional e ocupou cargos importantíssimos na República. No Senado foi reconhecido como líder, tanto de situação quanto na oposição, e que certamente com esse 40 anos acumulados de luta, de trabalho, de perseverança e de resignação e vitórias, faz dele uma figura especial. Eu quero me associar a milhares de amazonenses que nesse momento estão louvando essa comemoração do prefeito Arthur Virgílio”, disse o governador.

Trajetória

Na juventude foi militante do PCB e, posteriormente, filiado ao PMDB, PSB e ao PSDB, do qual foi um dos fundadores. Candidatou-se a deputado federal em 1978, pelo MDB, obtendo a 1ª suplência, elegendo-se para o mesmo cargo em 1982.

Já em 1986 foi candidato a governador do Amazonas, pelo PSB, tendo obtido a segunda maior votação do pleito. Foi pelo mesmo PSB que, em 1988, foi eleito prefeito de Manaus, derrotando o ex-governador Gilberto Mestrinho. Em 1989 migrou para o PSDB, partido que ajudou a fundar e do qual é membro até hoje. Novamente deputado federal, em 1994, sendo reeleito em 1998.

Atuou como um dos líderes do governo Fernando Henrique Cardoso na Câmara, ocupando o cargo de Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Em 2002 foi eleito senador e tornou-se líder da bancada do PSDB no Senado em 2003. Como um dos líderes da oposição, foi um dos críticos mais firmes do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e um dos principais protagonistas para a derrubada da CPMF em 2007. Atualmente é prefeito da cidade de Manaus, sendo eleito para o segundo mandato em 2012 e reeleito em 2016.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *