Manaus,22 de novembro de 2024

O Brasil e o investimento em indústria 4.0

Equipe Comun

Como fazer bens a partir de  tecnologias digitais, foi o assunto que Gustavo Leal, diretor de operações do Senai, palestra. A adoção de tecnologias disruptivas sob a ótica do aumento da produtividade nas indústrias brasileiras é a aposta do empresário. “Vamos olhar esse movimento com a ótica de crescimento que ele traz para a indústria brasileira”, afirmou.

Desde as máquinas à vapor, passando pela eletricidade, automação, até chegar aos sistemas cyber foram décadas e Leal acredita que os próximos anos serão de investimentos em sensores e big data para agilizar cada vez mais as respostas automáticas aos problemas das empresas.

Entretanto, um dos questionamentos levantados durante a palestra é como está a indústria brasileira e que intervenções é possível realizar para melhorar seu processo produtivo.

A falta de trabalhador qualificado é um dos principais impedimentos para as empresas avançarem no uso dos eletrônicos, segundo Leal.  “O que fazer? Como ajudar a empresa brasileira a se apropriar das tecnologias?  Para cada trabalhador dos EUA são necessários 4 trabalhadores brasileiros”, preocupa-se.

A redução de desperdício, a cultura ‘lean’, menores índices de movimentação e retrabalho, além de dar mais conhecimento para os funcionários seriam as respostas à situação. “Sem conhecimento a gente não avança, o conhecimento é a matéria-prima principal”, disse ele que reforçou a necessidade de democratização da educação.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *