Manaus,22 de novembro de 2024

Deputado defende que produtos do Inpa cheguem ao mercado consumidor

Equipe Comun

O deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) defendeu, 1ª Conferência Internacional sobre Processos Inovativos na Amazônia,  que os produtos e tecnologias inovadoras resultantes das pesquisas desenvolvidas no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) possam ser usados como novas oportunidades de negócios que gerem retorno social e financeiro para a região.

Os produtos oriundos das matérias-primas amazônicas com potencial comercial e cultural devem chegar ao mercado de forma contínua e permanente, segundo Nicolau.

“A propriedade intelectual dos pesquisadores deve ser preservada com as patentes, mas temos de trabalhar numa visão de que essas pesquisas sejam de fato aproveitadas pela sociedade. Que os resultados das pesquisas cheguem ao mercado como produtos úteis para as pessoas, como novos remédios ou alimentos. O grande desafio do Amazonas e do Brasil é transformar as boas ideias em novos negócios”, avaliou Ricardo Nicolau.

Visando acelerar a chegada dos produtos do Inpa às prateleiras, o deputado sugeriu que os estudos científicos adotem, ainda na fase de desenvolvimento, práticas similares ao MVP, sigla em inglês para produto viável mínimo. O sistema consiste no lançamento de uma versão mais simples de um novo produto, o que ajuda empreendedores a validarem novas ideias a partir da resposta do público.

 

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *