O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, pediu nesta sexta-feira, 8/6, que o Governo Federal inverta a política de financiamento para construção e manutenção de creches, para possibilitar que os municípios ampliem a oferta de vagas e tenham condições de atingir a meta de manter 50% das crianças de 0 a 3 anos nas salas de aula, como prevê o Plano Nacional de Educação Infantil.
O prefeito esclareceu que na atual política, governo federal e município dividem os custos da construção da cada unidade, mas a manutenção das mesmas desequilibra a balança, com o município respondendo por 90% e o governo federal por 10%. No caso de Manaus, cada creche construída e colocada em funcionamento representa um custo anual de R$ 4 milhões/ano.
O pedido foi feito ao ministro da Educação, Rossieli Soares, durante a inauguração da 16ª creche municipal, na avenida Autaz Mirim, zona Leste da cidade. A inauguração atraiu a maioria da bancada do Amazonas no Congresso, com a participação do senador Omar Aziz, e dos deputados federais Arthur Bisneto, Conceição Sampaio, Pauderney Avelino e Silas Câmara, além de deputados, vereadores e secretários municipais.
O ministro disse que é preciso olhar para cada realidade das cidades brasileiras e que é preciso olhar para as desigualdades de financiamento.
Rossieli também elogiou Manaus como a capital brasileira que tem apresentado os melhores resultados em indicadores e desempenhos de ensino.
A 16ª creche de Manaus recebeu o nome da pedagoga Maria Aparecida Dantas, que pertenceu ao quadro da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O marido dela, Deolindo Dantas, e seus três filhos estiveram presentes na cerimônia.
A creche vai receber 260 crianças, em idade de creche e pré-escola em dois turnos, contanto com 30 profissionais multidisciplinares, salas equipadas, playground, alimentação balanceada, entre outros serviços.
Para o deputado estadual Arthur Bisneto, a educação é uma das áreas mais importantes para se desenvolver uma sociedade, mais justa e correta e com menos diferença. Por outro lado, ele explicou o porquê é uma com os maiores custos de manutenção.
Além das crianças, o serviço também é prestado diretamente aos pais, principalmente as mães que precisam trabalhar ou estudar. Isabel Alves, mãe do Luís, e Jéssica Carvalho, mãe da Jamile, não escondiam a satisfação com a chegada da creche, onde poderão deixar seus filhos em segurança.
Com informações da assessoria
Deixe um comentário