Manaus,23 de novembro de 2024

215 novos policiais concluem curso de formação e governo promete mais melhorias na segurança

Laize Minelli

O auditório do Centro de Convenções Vasco Vasques ficou lotado para a cerimônia de formatura de 215 policiais civis que concluíram Curso de Formação. O evento aconteceu na manhã desta segunda-feira (21).

Aprovados no concurso para policiais do ano de 2009, os 215 policiais já haviam entrado na justiça para exercer o direito de participar do curso de formação e tomar posse dos cargos.

O delegado geral, Mariolino Brito, esteve presente e relembrou a antiga promessa do governador Amazonino Mendes de chamar os concursados para posse. “Governador, aqui se cumpre a sua promessa de outubro, a sua sensibilidade com a segurança, temos certeza que é um grande feito, o seu legado já existe, parabenizamos o senhor”, disse sob aplausos.

Entre os muitos sorrisos de realização estava o de Carolina Marine da Silva, 35, que passou no concurso em 2009 e só agora foi chamada e pode fazer o curso.“ É um sonho realizado, a gente está esperando há muito tempo, primeiramente agradecer a Deus, depois ao governador Amazonino Mendes” disse.

Amazonino, por sua vez, destacou o papel de Bosco Saraiva, vice-governador do Estado, na reorganização da cidade e no resgate da segurança pública, também falou sobre o que considerou o maior desafio da sua vida pública, a segurança, além de projetos como  recuperar delegacias depredadas e construir presídios no interior.

“Num país como o nosso com poucas vantagens, com um ônus terrível, o serviço policial é um dos mais nobres e mais sacrificados na vida social. Nós nos dispusemos, na época como candidatos, a enfrentar uma situação de arrumação de um Estado que estava deficiente, sem perspectiva. Sabíamos que nos esperava o maior de todos os desafios de uma carreira, mas entendíamos que a questão da segurança era o mais grave. Precisamos ocupar todo o Estado” finalizou.

Investimento em segurança

O Amazonas foi pioneiro em trazer para o Brasil uma consultoria da área de segurança reconhecida mundialmente com o investimento do governo na contratação do escritório “Giuliani Security & Safety”, de Rudolph Giuliani, especialista em segurança que reduziu em 60% a criminalidade em Nova Iorque (EUA), quando foi prefeito da cidade.

Amazonino também assinou decretos de promoções de 2.963 policiais militares – contemplando 2.784 praças e 179 oficiais – e de mais cem delegados da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), que saíram da quarta para a terceira classe.

No Corpo de Bombeiro Militar do Amazonas (CBMAM) promoveu mais de 300 bombeiros.  As ascensões abrangem tanto o Quadro de Oficiais Bombeiro Militar (QOBM) quanto o Quadro de Praças Bombeiro Militar (QPBM)

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *