Manaus,16 de outubro de 2024

Vereadora Therezinha Ruiz cobra atenção para leis de acessibilidade em Manaus

Na manha desta quarta-feira, 9 de maio, durante seu pronunciamento na Câmara Municipal de Manaus (CMM), a vereadora professora Therezinha Ruiz chamou a atenção para as leis de acessibilidade em Manaus. Ao longo de sua carreira política, ela é autora de dez projetos de lei aprovados no município sobre o tema.

Segundo o IBGE, 24% da população brasileira sofre de alguma deficiência física, isso são cerca de 45 milhões de pessoas sofrem para se locomover no dia a dia. Em seu discurso, a vereadora afirmou que a legislação brasileira sobre a acessibilidade é excelente, mas que esses direitos não saem do papel. Ela diz que o que mais chama atenção é o desrespeito às pessoas com necessidades especiais, o que de acordo com ela, se tornou “comum”.

“Uma mudança cultural é necessária, pois nenhuma lei ou decreto vão mudar da noite para o dia anos de preconceito, falta de consciência e convívio com a realidade dos portadores de necessidades especiais. São todas essas coisas alimentam a exclusão social dessa pequena parcela da população brasileira. E para que essa transformação aconteça, a questão da acessibilidade é crucial, porque ela representa um preconceito silencioso, que afasta portadores de necessidades especiais da educação, do lazer, dos transportes etc”, explicou Therezinha.

Antes de ser vereadora, quando foi a titular da Secretaria Municipal de Educação (Semede), ela responsável pela construção do Complexo de Educação Especial André Vidal, o único centro que atende às pessoas com necessidades especiais até hoje.

Com  informações da assessoria

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *