Manaus,24 de outubro de 2024

Susam promete transparência na contratação de novos colaboradores para HPS Delphina Aziz

O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed) deixa de ser o responsável pela gestão do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Delphina Aziz, na avenida Torquato Tapajós, zona Norte, a  partir desta sexta-feira (27).

O contrato celebrado junto a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) encerra na data citada e não será renovado. Embora o comunicado oficial saia afirmando índices de satisfação superiores a 90%, algumas pessoas foram até a página do Instituto agradecer o término da gestão.

Assim que assumiu a direção do hospital, o Imed trocou os técnicos de enfermagem da antiga cooperativa. Para Dyana Maya, que perdeu o emprego junto com vários amigos, esse é um momento de comemorar a saída do Instituto e ter esperanças de nova contratação. “Justiça seja feita. A Imed sacaneou os técnicos de enfermagem trocando por outra que ofereceu mão-de-obra mais barata”disse.

Como forma de dar mais transparência ao novo processo de contratação de colaboradores, a Susam publicou, na segunda-feira (23), em seu site, a convocação de chamamento público para qualificação de Organizações Sociais de Saúde (OSS).

O objetivo principal é credenciar as entidades da sociedade civil, sem finalidade lucrativa, interessadas em participar do processo de escolha para fazer a gestão dos serviços de saúde do Hospital e Pronto-Socorro da Zona Norte (HPS Zona Norte). A publicação deverá ser lançada, ainda, nos diários oficiais do Estado (DOE) e da União (DOU) e em jornais de circulação local e nacional.

O processo de qualificação, credenciamento e escolha da organização social que vai gerir a unidade, deve durar em torno de 90 dias. Enquanto ocorre, uma comissão de transição da própria Susam ficará responsável pela gestão do HPS Zona Norte.

Histórico

Desde a inauguração do Delphina, em 2014, o instituto administrava a unidade.

Durante os 4 anos foram atendidos mais de 823 mil pacientes. Foram 640 mil atendimentos apenas nos prontos-socorros adulto e infantil nos serviços de urgência e emergência 24 horas por dia nas especialidades de pediatria, clínica médica e cirurgia em geral. Na área do diagnóstico do pronto-socorro, a unidade realizou mais de um milhão de procedimentos entre exames laboratoriais, raio-x, eletrocardiograma e ultrassonografia. Nesse período, foram mais de 13,9 mil internações registradas, mais de 42 mil procedimentos de fisioterapia e tantos outros das demais equipes dedicadas à assistência.

Outros 183 mil pacientes foram atendidos no Centro de Diagnostico da unidade, um moderno parque de imagens estruturados com exames de raio x, ultrassonografia, ressonância, tomografia, mamografia, endoscopia, colonoscopia, ecocardiograma, holter, mapa (monitorização ambulatorial de pressão arterial) e teste ergométrico.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *