Manaus,25 de outubro de 2024

Pré-candidata à Presidência Manuela D’ávila fala sobre planos para ZFM e BR 319

Laize Minelli

Pré-candidata à Presidência da República, Manuela D’ávila (PCdoB) esteve nesta sexta-feira (20), na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), durante o seminário ‘Desafios para uma Amazônia sustentável’ no qual palestrou ao lado de Ennio Candotti, diretor do museu da Amazônia, do doutor Durbens Martins, diretor de núcleo de altos estudos da Amazônia e da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB).

Com o auditório Sumaúma lotado de alunos, professores e jornalistas que se aglomeravam pelas laterais das cadeiras cheias, Manuela se dividiu entre dar atenção à filha, ouvir os outros palestrante e atender aos repórteres.

Representante da fundação Maurício Grabois, a atual deputada estadual falou sobretudo sobre integração social. Para ela é preciso pensar no desenvolvimento da Amazônia de forma sustentável e democrática, no qual precisaria ser criado um ‘Projeto de desenvolvimento regional do século XXI’ para “uma nova perspectiva de atuação do estado levando em conta as potencialidades de cada região do Brasil e consequente garantir isso o futuras gerações”.

A integração também é a justificativa para retomar os esforços em favor do término das obras da BR 319. “Nunca tinha tido a necessidade de montar um.voo Manaus-Rio Branco. É óbvio que as hidrovias são mais baratos, mas a 319 e os voos regionais tem papel nisso, nessa integração. E impossível pensar em um grande Brasil sem pensar em regiões de comunicando”, afirmou.

Também estiveram presentes o deputado estadual José Ricardo (PT), Lúcia Antony, presidente do PCdoB. O seminário ‘desafios da Amazônia Sustentável foi organizado pelo coordenador da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), Eron Bezerra (PCdoB) com o objetivo de debater os desafios e oportunidades em outros projetos para região que gerem como a bioindústria; o investimento em CT&I e a soberania da Amazônia e sua região estratégica.

ZFM

A presidenciável acredita que manter a Zona Franca de Manaus é manter a Amazônia de pés por ser uma política estratégica para o desenvolvimento sustentável. “Nós compreendemos que ela tem papel importante porque essa região é estratégica para o desenvolvimento do Brasil e essa política industrial tem contribuído para que a região se mantenha preservada, nós compreendemos que é possível sofisticar em novas áreas que podem receber aportes como a área de Ciência e Tecnologia com a área de fármacos, cosméticos e  infraestrutura”.

BR 319

Voltando ao mesmo assunto, Manuela D’ávila reafirmou seu compromisso com a retomada da BR 319. “É inadmissível que a região possa se integrar aos Estados Unidos e ao Canadá e não se integre ao Centro-oeste e Sul do país, então é preciso destravar os empecilhos para a reconstrução da BR 319 a considerando como estratégica para o desenvolvimento da região e do Brasil”.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *