Crianças da faixa etária definida pela Prefeitura de Manaus como prioritária para receber a vacina tríplice viral – de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias – serão o público-alvo de uma mobilização a ser coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A campanha municipal de vacinação contra o sarampo, também chamada de “Dia D”, será realizada no próximo dia 14 de abril, das 8h às 17h, em 500 postos, que incluem todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e locais de grande circulação de pessoas.
O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explicou que é orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto intensificarmos cada vez mais nossas ações para quebrarmos a cadeia de transmissão. Segundo ele, não há previsão de prorrogação da campanha na qual deverão trabalhar 2,5 mil servidores da Semsa.
Dados de 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, em Manaus, a população na faixa etária prioritária é de 211.787 crianças. A meta da campanha é alcançar pelo menos 95% deste público, o equivalente a 201.198 crianças. Para isso, a Semsa recebeu do Ministério da Saúde (MS) 250 mil doses da tríplice viral.
Todas as crianças da faixa etária prioritária deverão receber a vacina, independentemente da situação vacinal, com exceção das crianças que receberam esta vacina há menos de 30 dias, devendo aguardar o intervalo de um mês para receber a dose de campanha. Pais ou responsáveis devem comparecer com as crianças ao posto de vacinação mais próximo de casa, com a caderneta de vacinação para avaliação da situação vacinal.
A tríplice viral é contraindicada a quem tem alergia grave ao ovo de galinha; alergia a proteína do leite de vaca; e crianças em tratamento com medicamento imunossupressor.
Com informações da assessoria
Deixe um comentário