Na manhã desta quarta-feira (04), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), inaugurou o novo complexo esportivo da Vila Olímpica, que inclui as quadras de tênis de mesa, boxe e areia. Além disso, a secretária Janaina Chagas entregou os equipamentos esportivos obtidos junto ao Comitê Olímpico Brasileiro para a Federação de Tênis de Mesa do Amazonas (FTMA) e para Federação Amazonense de Luta Livre Esportiva e Luta Olímpica (Falle).
O legado dos Jogos do Rio 2016 veio do Rio de Janeiro e chegou a Manaus junto com a piscina olímpica há duas semanas. De acordo com a secretária Janaina Chagas, as quadras e os equipamentos esportivos obtidos junto ao Comitê Olímpico Brasileiro serão utilizados pelos atletas do alto rendimento e também pelos alunos das escolinhas da Vila.
“A quadra de tênis está apta para receber campeonatos nacionais e internacionais. A de boxe oferece o espaço necessário para que os nossos atletas treinem da melhor maneira possível, assim como a de areia, que estava desativada há três anos e agora receberá campeonatos de esportes de praia. Tudo o que o Governo do Amazonas faz dentro da Vila Olímpica é para incentivar e fomentar o esporte, não só do alto rendimento, mas das escolinhas, que também terão espaços nas nossas quadras, conforme orientação dos responsáveis”, comentou Janaina Chagas.
Alto nível
Além de uma quadra de tênis climatizada, os mesatenistas do Amazonas receberam como legado seis mesas, seis cadeiras de arbitragem, seis mesas de arbitragem, seis porta-toalhas e seis separadores (material que cerca a área de competição). “Agradeço ao Governo do Amazonas por realizar mais um sonho dos mesatenistas locais. Essa quadra, agora, é uma realidade e, junto com o legado olímpico, vai fazer com que a nossa modalidade cresça cada vez mais, pois nós já temos grandes campeões. Agora, temos um centro de treinamento de alto nível. Como federação, vamos trabalhar para que possamos colocar uma quantidade maior de atletas e desenvolver essa modalidade nacionalmente e internacionalmente”, afirmou o presidente da Federação de Tênis de Mesa do Amazonas (FTMA), Israel Barreto.
Nos últimos anos, a luta olímpica do Amazonas é o esporte que mais alcançou resultados positivos em torneios fora do estado e também do País. A equipe masculina da modalidade é atual campeã brasileira, enquanto a feminina é a segunda melhor do Brasil. O Estado tem três atletas classificados para o pré-olímpico da Guatemala e uma atleta para o Mundial dos Jogos Escolares do Marrocos. E a tendência, segundo Waldeci Silva, presidente da Federação Amazonense de Luta Livre Esportiva e Luta Olímpica (Falle), é que os resultados só melhorem.
“O legado olímpico chega para agregar valores no desenvolvimento da luta no Amazonas, não só na capital, mas no interior também. Quero agradecer ao Governo do Estado, ao Comitê Olímpico e à Confederação Brasileira por doar o legado olímpico para a nossa federação. E dizer que esses equipamentos também serão utilizados por atletas de outros municípios, nossa intenção é que cada vez mais lutadores amazonenses participem de torneios fora do Estado e tragam bons resultados”, afirmou Waldeci Silva.
Projetos
Durante a cerimônia de inauguração Janaina Chagas anunciou ainda um projeto para a construção e um espaço para a luta dentro da Vila Olímpica. “Temos um projeto base pronto para um ginásio de luta, que vai englobar jiu-jitsu, judô e a luta olímpica, que é um esporte que tem inúmeros campeões e medalhistas do Amazonas. Além disso, temos um projeto para a pista de aquecimento de atletismo e três modelos de academias ao ar livre para implantação no Estado ao Amazonas e já está encaminhado ao governador para que a gente comece a trabalhar”, disse.
Com informações da assessoria
Deixe um comentário