Laize Minelli
A Campanha da Fraternidade (CF) já possui mais de 50 anos. Este ano, o tema é o mesmo de 1973: “Fraternidade e a superação da violência”. A missa inaugural da campanha de 2018 será feita na Praça da Matriz, no Centro Histórico de Manaus, na quarta-feira (14), feriado de Cinzas, a partir das 9h.
Segundo o padre Gerado Bendahon, coordenador de pastorais da cidade, desde a edição na década de 70, a violência só aumentou e a igreja católica sentiu a necessidade de se posicionar, uma vez que acredita que esta situação é inaceitável, uma mentira que se opõe à verdade da fé na humanidade.
“Isso vem acontecendo por conta da violência do coração humano e pela questão estrutural, pela ausência do Estado. As pessoas chamam de cultura da violência, querem fazer justiça com as próprias mãos, mas nós queremos que a sociedade compreenda que ela pode e deve estabelecer relacionamento de irmandade com o próximo, e não tratar todos com desconfiança, como inimigos” disse.
Ainda segundo Bendahon, a abertura da missa, no feriado de Cinzas, ficará por conta de uma encenação feita por adolescentes da Casa Mamãe Margarida, que foram vítimas de violência e hoje encontraram cuidados e vida nova em instituições apoiadas pela igreja.
A campanha, que todos os anos adota uma temática para ser abordada no período que compreende a quarta de Cinzas até a Páscoa, chamado de quaresma, pelos católicos, é um momento de ação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e de reflexão, para todos os fiéis.
Haverá ainda seminários nos dias 15 e 16, no Colégio Dom Bosco, às 19h, de forma gratuita.
pega alguma do site ou face da arquidiocese
Deixe um comentário