Com 60% da obra de drenagem profunda finalizada na terceira etapa do bairro Jorge Teixeira, zona Leste, quem anda pelo local já pode encontrar a satisfação esboçada nos rostos dos moradores do local. A Prefeitura de Manaus, em compromisso com a comunidade, iniciou os serviços no segundo semestre de 2017 e pretende entregar para a população a obra da transformação do igarapé e sete ruas completamente novas antes de junho deste ano.
O vendedor Francisco de Souza, que há sete meses vê pela janela a paisagem da frente de sua casa mudar, disse que é um sonho se tornando realidade. O trabalho é executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), que só no primeiro mês de 2018 já implantou cerca de 350 metros de tubulação para a passagem subterrânea de água pluvial e fluvial em diversas zonas da cidade.
Souza lembra o início da obra e os anos de luta com as alagações constantes. “Já perdi geladeira, guarda-roupa e várias outras coisas quando chovia. Não podia sair de casa sem me preocupar. Sempre ia trabalhar olhando para o céu para ver se chovia ou não”, relembra. Hoje, ele enxerga com bons olhos o futuro. “Quem diria, depois de 20 anos, que a realidade poderia mudar, né? Eu acredito que vamos ser muito felizes agora. É um milagre de Deus”, disse emocionado.
Plano estratégico
O vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Marcos Rotta, declarou que está seguindo as estratégias traçadas no início do ano para a recuperação de ruas avaliadas e a continuação de obras antigas. “Essa era uma via intrafegável para pedestres e moradores do Jorge Teixeira, devido à passagem do igarapé na área. Conforme a determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, estamos dando atenção especial aos lugares mais carentes da cidade e que possuem infraestrutura zero em rede de drenagem”, comentou.
Ainda segundo Rotta, a obra vai poder interligar as ruas do bairro às vias principais, viabilizando o tráfego e melhorando a qualidade de vida da população. “No total, pretendemos implantar 1,2 mil metro de tubulação nesta área. Já conseguimos 800 e não vamos parar até terminarmos a construção completa das ruas que os moradores merecem para viver”, concluiu.
Policiamento
Mesmo com a obra em andamento já é possível visualizar melhorias no local. Uma delas é o patrulhamento ostensivo na área, acesso antes impossibilitado por conta da passagem do igarapé.
O frentista Elianderson da Silva comemora a conquista de ter uma rua mais segura. “Antes, as viaturas paravam nas avenidas e depois contornavam as ruas. Ficávamos à mercê das bocas de fumo e do isolamento quando escurecia. Agora, podemos ver guarnições policiais vindo até perto de casa. É o que sempre desejamos!”, exclamou.
Outra moradora satisfeita é a autônoma Lucinete Braga, que no próximo 30 de março vai fazer uma festa especial pela passagem dos 53 anos, além de comemorar o novo cenário do bairro. “Agora vou poder estender as cadeiras à vontade para os meus convidados. Temos rua de sobra aqui”, alegrou-se.
Ainda no bairro Jorge Teixeira, as ruas Nova Jerusalém, Nova Jericó, Três, Quatro e Cinco já foram contempladas com a drenagem do igarapé e, até o final da obra, mais ruas estão previstas para receber as melhorias em infraestrutura.
Com informações da assessoria
Deixe um comentário